
É possível que um ser onipotente possa criar uma pedra tão rígida que não possa quebrar?
Se esse ser não pode criar tal pedra, então não é onipotente pois não tem poder para criar essa pedra, mas se tem poder para criar essa pedra, então também não é onipotente, pois não tem poder para quebrar tal pedra.
Será que esse argumento demonstra que a existência de um ser onipotente é impossível?
DEFINITIVAMENTE NÃO!
Esse argumento comete um erro crasso!
O grande problema está em qual é a definição de onipotente, afinal, ser onipotente é poder fazer tudo, menos aquilo que é absurdo lógico, é poder fazer todas as coisas desde que não seja logicamente incoerente ou racionalmente implausível, ou não, ser onipotente é poder fazer qualquer coisa, independente se é absurdo lógico, logicamente incoerente ou racionalmente implausível?
Vejamos pelas duas maneiras.
1) Ser onipotente é poder fazer tudo, menos aquilo que é absurdo lógico, é poder fazer todas as coisas desde que não seja logicamente incoerente ou racionalmente implausível.
Se pensarmos assim, então um ser onipotente não pode criar uma pedra tão rígida que não possa quebrar, pois a existência dessa pedra é um absurdo lógico, um ser onipotente tem poder de fazer e desfazer qualquer coisa material, por mais rígido que seja. Não poder criar tal pedra não desqualifica o ser onipotente, o ser onipotente não deixa de ser onipotente por que não pode criar um absurdo lógico, se aceitamos a definição de que um ser onipotente pode tudo desde que não seja absurdo lógico, então não poder fazer um absurdo lógico não exclui o ser da característica de onipotente, o ser continua perfeitamente sendo onipotente e não podendo fazer aquilo que é logicamente incoerente assim como o definimos.
2) Ser onipotente é poder fazer qualquer coisa, independente se é absurdo lógico, logicamente incoerente ou racionalmente implausível.
Se pensarmos assim, então um ser onipotente pode sim criar um pedra tão rígida que não possa quebrar, e mais, esse ser onipotente pode quebrar essa pedra. Por mais que você pense, não, isso é logicamente incoerente, isso é um absurdo lógico, ainda assim, se aceitamos que um ser onipotente deve ter poder para fazer qualquer coisa ainda que seja um absurdo lógico, então esse ser pode criar uma pedra tão rígida que ele não possa quebrar e ainda sim pode quebrar essa pedra, mesmo isso sendo um absurdo lógico, afinal, é essa a definição aceita.
CONCLUSÃO
O problema do pseudo-paradoxo então mostra seu verdadeiro rosto, o problema apresentado tem um defeito na sua construção, talvez por incapacidade mental, talvez por desonestidade intelectual, mas o defeito é esse:
Quando o problema é apresentado, o argumento propõe que um ser onipotente não pode criar uma pedra inquebrável e ainda assim quebrá-la, nessa parte faz-se conveniente limitar o poder da onipotência à logica, a onipotência deve estar debaixo da lógica, mas quando afirma, "Então não é onipotente", então é conveniente propor que um ser onipotente, como sendo um ser de poder ilimitado não deveria ter seu poder limitado pela lógica. A falha lógica está na construção do argumento, pois transita entre as duas definições quando lhe é conveniente.
Ao Deus que é Onipotente, a Santíssima Trindade, seja dada toda Glória, Honra e Louvor!
Amem.
Lucas Fabiano Rodolfo
Nenhum comentário:
Postar um comentário