sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Sobre o Relativismo


Quantas vezes já ouvimos dizer que "Toda Verdade é Relativa", ou "Tudo é Relativo", ou ainda, "Não existem Absolutos". Bem, primeiramente precisamos definir bem o que seria Verdade Relativa, uma vez definido isso, podemos pensar sobre isso, se TODA verdade existente é mesmo relativa.
Então vamos lá...

O QUE É VERDADE?
Só a discussão sobre o que é verdade já poderia levar muito tempo de raciocínio, não quero entrar muito a fundo nesse assunto, pois não é essa a proposta aqui, mas apenas para efeito de definição, creio que uma definição mais bem aceita seja: "Verdade é uma afirmação que corresponde à realidade." Lembrando que essa afirmação não precisa ser escrita ou mesmo verbal, pode ser apenas uma afirmação mental. Também quero confessar que as vezes me pego definindo verdade como sendo a própria realidade, é bem verdade que as vezes eu oscilo entre essas duas definições, mas acredito que a primeira seja mais bem aceita.

O QUE SIGNIFICA "RELATIVA"?
Relativo significa que depende, que não têm caráter único ou absoluto, que depende de ser relacionado com algo para poder ser definido.

Sendo assim, verdade relativa é uma verdade que depende, mas depende do quê? E para quê?

  •  Do quê?
Tenho aceito como sendo a melhor definição de verdade relativa, uma verdade que depende de 3 coisas: 1) Depende do tempo. 2) Depende do Espaço (lugar). 3) Depende da perspectiva da pessoa.

  •  Para quê?
Depende dessas três coisas para ser verdade.

Então como ficamos?
Podemos definir então que uma verdade relativa é uma verdade de depende do tempo, do espaço e da perspectiva da pessoa para ser verdade, ou seja, é uma verdade agora, aqui e para mim, mas não precisa ter sido verdade no passado, nem continuar sendo verdade no futuro, pode não ser verdade em outro lugar e também pode não ser verdade na perspectiva de outra pessoa.

Consequentemente, uma verdade absoluta seria uma verdade que não depende, ou seja, é verdade agora, sempre foi e sempre será verdade, em todos os lugares e independe da perspectiva das pessoas, ela é verdade, quer você goste dela ou não, quer você acredite nela ou não, pois uma verdade absoluta é uma verdade que não depende do tempo, nem do espaço, nem da perspectiva das pessoas para ser verdade.

ARGUMENTO
Agora vejamos, a frase "TODA VERDADE É RELATIVA". Isso pode ser verdade? Se for, é uma verdade relativa ou absoluta? Se não for, é uma mentira relativa ou absoluta?

Faremos os testes lógicos na seguinte ordem:

  1. Pode ser uma verdade absoluta?
  2. Pode ser uma verdade relativa?
  3. Pode ser uma mentira relativa?
  4. Pode ser uma mentira absoluta?
"Toda Verdade é Relativa"

1) Pode ser uma verdade absoluta?
Se analisarmos bem, veremos que essa afirmação não pode ser uma verdade absoluta, pois se for uma verdade absoluta, então existe uma verdade absoluta, e se existe uma verdade absoluta, logo nem toda verdade é relativa.

2) Pode ser uma verdade relativa?
Também não, isso por causa de como definimos verdade relativa e verdade absoluta, veja:
Se a afirmação "toda verdade é relativa" é uma verdade relativa, isso significa que toda verdade é relativa agora, aqui e para mim, mas pode ser que nem toda verdade seja relativa no passado ou futuro, pode ser que nem toda verdade seja relativa em outro lugar, e pode ser que nem toda verdade seja relativa para outra pessoa, mas isso é impossível, pois se nem toda verdade for relativa, então alguma verdade é absoluta, e se alguma verdade absoluta existiu no passado, ou em outro lugar ou para qualquer pessoa, então uma verdade absoluta sempre existiu e sempre existirá, em todos os lugares e para todas as pessoas, pois essa é a definição de verdade absoluta, é simplesmente incoerente pensar que verdade absoluta existe para as outras pessoas mas não para você, pensar que existe verdade absoluta em outro lugar e outra cultura, mas não existe onde você está. Quando alguém acredita que toda verdade é relativa, acredita que nenhuma verdade é absoluta em nenhuma época, nenhum lugar e para ninguém, mas observe, pensar dessa forma significa pensar que a afirmação "toda verdade é relativa" é uma verdade absoluta, e já vimos que isso é contraditório no ponto 1.

3) Pode ser uma mentira relativa?
Também não, o argumento é o mesmo do ponto 2, pois uma mentira que é relativa, pode ser verdade em outro tempo, espaço, ou perspectiva pessoal, já percebemos que para essa afirmação isso é impossível.

4) Pode ser uma mentira absoluta?
Logicamente essa é a única alternativa que nos resta, e não há nenhuma restrição lógica que nos impeça de pensar que a afirmação "toda verdade é relativa" seja uma absoluta mentira. A única conclusão que chegamos se testar é: Se a afirmação "toda verdade é relativa" é uma mentira absoluta, logo a afirmação oposta é absolutamente verdade, ou seja, a afirmação "nem toda verdade é relativa" é uma verdade absoluta.

Lucas Fabiano Rodolfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário