domingo, 9 de setembro de 2018

Não adore a Deus por aquilo que Ele faz?


Talvez você já tenha ouvido alguém dizer a seguinte frase:
 - Nós não devemos adorar a Deus por aquilo que Ele faz, mas sim pelo que Ele é!
Vamos pensar um pouco sobre essa afirmação, eu entendo que a preocupação de se ter cristãos barganheiros é justa, mas será que a afirmação é correta?

Bem, quando ouve-se a frase "Não devemos adorar a Deus por aquilo que Ele faz", o que nós entendemos com isso?
Parece muito claro, mas a realidade é que se pode pensar em duas coisas, há pessoas que ao dizer "por aquilo que Ele faz", têm em mente aquilo que Ele pode fazer, como cura, bençãos, projeção financeira, e por aí vai. Já outros pensam por aquilo que Ele já fez, toda a sua criação, a beleza e imensidão da Terra, por sua obra salvífica na cruz, e partido deste segundo ponto de vista, fica óbvio que O devemos adorar também pelo que Ele faz.

Sendo assim, creio que não seja correto afirmar que não devemos adorar a Deus por aquilo que Ele faz, seria mais prudente dizermos que não é saudável adorá-Lo somente pelo que Ele faz, mas um cristão saudável adora a Deus pelo que Ele é, assim como também por aquilo que Ele faz.

Eu sei que muita gente que faz essa afirmação já tem isso em mente, mas a questão aqui não é o que a pessoa quer dizer com essa frase, mas o que ela realmente disse, até porque alguém pode interpretar como sendo realmente errado adorar pelo que Ele faz, e como não podemos evitar que os outros interpretem de maneira errada aquilo que queremos dizer, devemos tomar o maior cuidado ao escolher as palavras, e deixar bem claro o que é bíblico, para tentarmos evitar ao máximo o ensino de doutrinas estranhas às Sagradas Escrituras.

Essa minha afirmação não é somente retirada da minha cabeça, temos boas evidências para pensar assim, e não só isso como também temos várias referências bíblicas que nos mostram expressões de adoração a Deus por aquilo que Ele faz juntamente com a adoração pelo que Ele é, vejamos:

Em Gn 24, vemos o servo de Abraão, ao encontrar uma donzela para se casar com o filho de Abraão, a saber, Isaque, adorou a Deus por que sua jornada não foi em vão.
Então inclinou-se aquele homem e adorou ao Senhor,
Gênesis 24:26

Em Êxodo, temos:
Então foram Moisés e Arão, e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel.
E Arão falou todas as palavras que o Senhor falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.
E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram.
Êxodo 4:29-31
No livro de Josué, lemos que Josué, ao ver que Deus lutaria ao seu lado, adorou-O;
E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
Josué 5:14
Em Salmos, temos alguns exemplos:
Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

Salmos 8:1-9
Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Salmos 9:1,2
E por aí vai, em toda a Bíblia, vemos diferentes expressões de adoração a Deus, umas pelo que Ele é, outras pelo que Ele faz!

Concluímos o que disto?
Bem, a única conclusão que podemos chegar é a de que é bíblico adorar a Deus por aquilo que Ele faz tanto quanto é bíblico adorá-lo pelo que Ele é. Mas não seja um cristão pela metade, não deixe de adorar a Deus por nada, adore-o pelo que Ele faz sem deixá-lo de adorar pelo que Ele É.

Ao Deus, que é digno de ser adorado, seja dada toda honra e toda glória, para sempre,
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário