
A pena de morte é algo a ser aceito pelo cristão, ou será que deve ser rejeitado?
Lembrando que o cristão deve sempre manter-se cativo às Sagradas Escrituras, devemos também assim, construir nossas opiniões politicas, sociais, sobre arte, sobre família, enfim, todas as nossas opiniões devem ser fundamentadas na Bíblia, é assim que um cristão deve fazer na construção de qualquer pensamento.
Então vamos à Bíblia:
Logo após sua criação, Deus define uma pena de morte para Adão, caso ele desobedeça uma ordem direta de Deus, veja:
"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:16,17"
Esta não é uma ameaça falsa de Deus, Deus não estava mentido para Adão, só para colocar medo nele, Deus estava deixando claro qual era a situação ali, se Adão comesse, certamente morreria, a palavra "certamente" aqui significa "com certeza".
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Seguindo a ordem dos livros, encontramos o texto do primeiro homicídio, vejamos:
"E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
Gênesis 4:8-15"
Num primeiro momento, perece que Deus não o mata, nem define qualquer forma de pena de morte para Caim, pelo contrário, Deus o condena a uma espécie de prisão perpétua. Apesar disto, isso não significa que Deus seja contra a pena de morte, a única coisa que isso significa é que Deus não quis dar essa pena à Caim, não podemos saber ao certo qual o motivo ou quais os critérios de Deus ao aplicar seu juízo, mas sabemos que Deus é sempre Justo e seu julgamento nunca é falho.
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Mais a frente, vemos em Gn 6, que Deus executa todo o povo da Terra, por causa da maldade:
"E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Gênesis 6:12,13"
Deus claramente executa aqui uma pena de morte, ele mata toda a raça humana, com exceção à Noé e sua família, porque toda carne havia se corrompido!
Até nesta parte, está tudo bem, pois não tem problema Deus executar uma pena de morte, sendo que Deus nunca se enganará em seu juízo, e uma vez que Deus é sempre justo, uma execução operada pelas mãos do próprio Deus não terá defeitos, mas será que Deus deixa esta tarefa de executar a pena de morte nas mãos dos homens?
Deus claramente executa aqui uma pena de morte, ele mata toda a raça humana, com exceção à Noé e sua família, porque toda carne havia se corrompido!
Até nesta parte, está tudo bem, pois não tem problema Deus executar uma pena de morte, sendo que Deus nunca se enganará em seu juízo, e uma vez que Deus é sempre justo, uma execução operada pelas mãos do próprio Deus não terá defeitos, mas será que Deus deixa esta tarefa de executar a pena de morte nas mãos dos homens?
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Em Gn 9, o próprio Deus, define a pena de morte, ao falar para Noé:
"Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
Repare que Deus deixa claro aqui, que quando um homem derramar o sangue de outro homem, não Deus, que dará do céu o devido castigo, matando o homem com um raio, ou talvez pelo seu poder divino simplesmente arrancar a vida deste assassino, não, repare, "Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado". É pelas mãos do homem que Deus define a pena de morte para o assassino.
Continuando, no decorrer da história, vemos no capítulo 17 de Gênesis, que Deus faz uma aliança com Abraão, definindo como obrigatória a circuncisão, sendo que quem não fosse circuncidado seria extirpado do seu povo:
"Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.
E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.
Gênesis 17:10-14"
Mais uma vez, apesar de neste texto não ficar muito claro uma pena de morte, o contexto indica que era isso que ocorreria com os incircuncisos.
Já nos capítulos 18 e 19 de Gênesis, se possível, leia-os por completo, nós vemos Deus novamente operando uma pena de morte, em Sodoma e Gomorra, Deus os castiga pela enorme iniquidade com sentença de morte. Não vou copiar e colar o texto bíblico aqui porque este texto já está bem longo, mas por favor, leia, para lembrar que Deus pouparia as cidades se lá achasse algum justo, lembrando que não puniu com pena de morte ninguém injustamente, todos que morreram, mereciam tal pena.
Em Êxodo, no capítulo 20, temos os mandamentos, onde vemos entre eles:
"Não matarás.
Êxodo 20:13"
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"Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.
E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.
O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.
Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.
E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.
Gênesis 17:10-14"
Mais uma vez, apesar de neste texto não ficar muito claro uma pena de morte, o contexto indica que era isso que ocorreria com os incircuncisos.
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Já nos capítulos 18 e 19 de Gênesis, se possível, leia-os por completo, nós vemos Deus novamente operando uma pena de morte, em Sodoma e Gomorra, Deus os castiga pela enorme iniquidade com sentença de morte. Não vou copiar e colar o texto bíblico aqui porque este texto já está bem longo, mas por favor, leia, para lembrar que Deus pouparia as cidades se lá achasse algum justo, lembrando que não puniu com pena de morte ninguém injustamente, todos que morreram, mereciam tal pena.
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Em Êxodo, no capítulo 20, temos os mandamentos, onde vemos entre eles:
"Não matarás.
Êxodo 20:13"
Este versículo, pode parecer até contrário à pena de morte, não é atoa que muita gente usa este versículo para reprovar a pena de morte, mas não é bem assim, quem usa este versículo para lutar contra a pena de morte, faz isto por não conhecer bem o contexto. Neste mandamento, está dizendo para não ser assassino, mas eu te pergunto, e quando alguém desobedece este mandamento, o que deve ser feito com o assassino?
Se continuarmos a ler o texto, veremos o desenrolar destes mandamentos, e o que deve ser feito com o assassino:
"Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto.
Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá.
Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra.
Êxodo 21:12-14"
Sendo assim, quando alguém que executa a lei, mata um assassino, não está se tornando outro assassino, mas sim cumpridor da palavra de Deus, lembrando que aqui, Deus não está instituindo o justiçamento, não é qualquer um que irá matar o assassino, mas sim a autoridade local que se incumbe de julgar o caso e executar a sentença. Observe também que há dois tipos de julgamentos, um para o homicídio culposo (quando não há intenção de matar), neste caso ele seria retirado para "cidades prisões", que eram cidades definidas para aqueles que tivessem matado sem intenção, para que este não fosse morto por vingança, mas há também a pena para o homicídio doloso (quando há intenção de matar), neste caso é aplicada a pena de morte.
Não irei citar aqui cada caso que se aplique a pena de morte, mas ao continuar a leitura, é possível perceber que não é somente neste caso que é aplicada a pena de morte, mas em outros casos também, se possível continue a leitura.
No decorrer do Antigo Testamento, vemos ainda outras situações onde aplica-se a pena de morte, mas creio que já está de bom tamanho, avancemos então para o Novo Testamento.
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Em Mateus, Jesus diz o seguinte:
"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Mateus 5:17"
Observe, que Jesus não está anulando a Lei, isso significa, que nas questões normativas, continuamos iguais, o governo continua tendo o poder de executar a pena de morte, que em nenhum momento é criticada por Jesus, ainda que Ele mesmo tenha sido condenado injustamente a pena de morte mais a frente, mesmo assim, depois de sua ressurreição, Jesus não pediu para que parassem com a pena de morte.
Na continuação deste texto, Jesus diz:
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5:21,22"
A lei não foi anulada e nem suavizada, pelo contrário, fica ainda mais rígida.
"Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
Romanos 13:3,4"
Nestes versículos fica bem claro que o governo traz a espada para castigar o que faz o mal, e essa espada não é para bater na bunda, a ideia aqui é a pena de morte mesmo!
Finalizo então minha argumentação da seguinte maneira, um cristão defende sim a pena de morte, e não defende porque tem raiva de bandido, nem porque é isso que será a solução do país, mas o cristão defende a pena de morte porque ela foi instituída por Deus, e como ela é instituída para alguns casos, então essa é a justa punição para tais casos, não adianta tentarmos ser mais justos que Deus, ou mais benevolentes do que Deus, permitir que assassinos que mereciam a pena de morte volte a assombrar a população e fazer mais vítimas é que é falta de amor para com as vítimas e falta de senso de justiça!
Ao Deus Eternamente Justo e Onibenevolente seja toda Honra, Glória e Louvor, amém!
Se continuarmos a ler o texto, veremos o desenrolar destes mandamentos, e o que deve ser feito com o assassino:
"Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto.
Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá.
Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra.
Êxodo 21:12-14"
Sendo assim, quando alguém que executa a lei, mata um assassino, não está se tornando outro assassino, mas sim cumpridor da palavra de Deus, lembrando que aqui, Deus não está instituindo o justiçamento, não é qualquer um que irá matar o assassino, mas sim a autoridade local que se incumbe de julgar o caso e executar a sentença. Observe também que há dois tipos de julgamentos, um para o homicídio culposo (quando não há intenção de matar), neste caso ele seria retirado para "cidades prisões", que eram cidades definidas para aqueles que tivessem matado sem intenção, para que este não fosse morto por vingança, mas há também a pena para o homicídio doloso (quando há intenção de matar), neste caso é aplicada a pena de morte.
Não irei citar aqui cada caso que se aplique a pena de morte, mas ao continuar a leitura, é possível perceber que não é somente neste caso que é aplicada a pena de morte, mas em outros casos também, se possível continue a leitura.
No decorrer do Antigo Testamento, vemos ainda outras situações onde aplica-se a pena de morte, mas creio que já está de bom tamanho, avancemos então para o Novo Testamento.
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"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Mateus 5:17"
Observe, que Jesus não está anulando a Lei, isso significa, que nas questões normativas, continuamos iguais, o governo continua tendo o poder de executar a pena de morte, que em nenhum momento é criticada por Jesus, ainda que Ele mesmo tenha sido condenado injustamente a pena de morte mais a frente, mesmo assim, depois de sua ressurreição, Jesus não pediu para que parassem com a pena de morte.
Na continuação deste texto, Jesus diz:
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5:21,22"
A lei não foi anulada e nem suavizada, pelo contrário, fica ainda mais rígida.
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Para finalizar, vemos em Romanos 13, uma função do Estado, observe:"Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
Romanos 13:3,4"
Nestes versículos fica bem claro que o governo traz a espada para castigar o que faz o mal, e essa espada não é para bater na bunda, a ideia aqui é a pena de morte mesmo!
Finalizo então minha argumentação da seguinte maneira, um cristão defende sim a pena de morte, e não defende porque tem raiva de bandido, nem porque é isso que será a solução do país, mas o cristão defende a pena de morte porque ela foi instituída por Deus, e como ela é instituída para alguns casos, então essa é a justa punição para tais casos, não adianta tentarmos ser mais justos que Deus, ou mais benevolentes do que Deus, permitir que assassinos que mereciam a pena de morte volte a assombrar a população e fazer mais vítimas é que é falta de amor para com as vítimas e falta de senso de justiça!
Ao Deus Eternamente Justo e Onibenevolente seja toda Honra, Glória e Louvor, amém!
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